Rua Senador Flaquer 1008 - Santo André -SP 11 4427-7798 11 2771-1810 11 2317-2754

Duvidas Frequentes

O que São as Películas de controle solar (window film)?

As películas de controle solar são uma ampla gama de produtos protetores e de camada fina que servem a uma variedade útil de propósitos. A maioria é projetada para aplicação em superfícies de vidro e são feitas de filmes de poliéster da maior qualidade optica, tratados, revestidos e laminados de diversas maneiras através de metalização à vácuo, bombardeamento iônico, tingimento químico ou pigmentação. Adesivos especiais e revestimentos resistentes a arranhões tornam as películas extremamente duráveis e de fácil aderência a vidro e outros materiais. Mais de 180 películas exclusivas são utilizadas em aplicações automotivas, de arquitetura e residencial para controle do calor solar e luz ultra-violeta, ou oferecer uma decoração colorida ou com padrões geométricos. Outras são utilizadas para tornar o vidro mais seguro, ou para proteger a pintura de automóveis de riscos de pedra e abrasão de maneira invisível.

O que é Insulfilm?

Atualmente, é bastante comum identificarmos um produto pelo nome de uma marca. Por exemplo, apesar de existirem diversas marcas de esponja de aço, este material é popularmente conhecido por Bombril, nome de uma de suas marcas registrada.

O mesmo acontece com a lamina de barbear, identificada por Gilette, a Xerox para as fotocópias e a Polaroid para fotos instantâneas. O Window Film, ou película de segurança e controle solar, é conhecida popularmente pela marca registrada Insulfilm. Todavia, esta é uma dentre tantas marcas de alta performance existentes no mercado.

Como Funcionam as Películas de Segurança e de Proteção (anti-vandalismo)?

Nas aplicações automotivas e arquiteturais, a película, que é disponível em várias espessuras e pigmentações, geralmente é aplicada no interior do vidro, embora películas especializadas ao exterior também são disponíveis. No caso de impacto ou explosão, a película serve para reduzir a probabilidade de quebra do vidro, e quando ocorre quebra do vidro, elas seguram os fragmentos firmemente no lugar. As películas têm um adesivo de aplicação extremamente forte e absorvente de energia e são compostas de várias camadas de poliéster com extrema resistência a ruptura e quebra.

As Películas de Segurança e de Proteção para Vidros São à Prova de Balas?

Considerações geral sobre isso. Há muitas ocasiões em que este tipo de ocorrência foi reportada, mas as variáveis balísticas são muito numerosas para permitirem generalizações. O tamanho, formato, massa, velocidade e trajetória do projétil assim como a composição do vidro em que ela é instalada tornam perigosas quaisquer tentativas de se fazer alegações precisas e garantidas. Geralmente, balas de calibres menores podem ser, em circunstâncias diferentes, desviadas, reduzidas em velocidade e até paradas. Entretanto nenhuma companhia de películas na indústria ainda está legitimada a dar declarações garantidas sobre sua películas serem "à prova de balas" ou até mesmo "resistente a balas", até o momento em que critérios totalmente definidos e testes controlados sejam feitos e reconhecidos nacionalmente ou internacionalmente. O que sabemos é que determinadas películas oferecem substancial resistência à penetração, atenuação segura de riscos e um selo resistente e persistente em eventos simulados e testes controlados com tijolos atirados, pedras, pés-de-cabra, explosão de bombas, eventos sísmicos e escombros trazidos pelo vento.

Qual o Grau de Proteção Contra Raios UV das Películas para Controle Solar?

Nas aplicações automotivas e arquitetura, as películas solares podem reduzir raios ultravioletas prejudiciais de 96 a 99.9 por cento, dependendo da película específica. Muitas películas vão também reduzir o ofuscamento em até 90% e reduzir o ganho de calor solar em até 77%.

As Películas distorcem a visibilidade quando se olha pela Janela?

As películas instaladas profissionalmente são virtualmente indetectáveis após a instalação e período de cura e são opticamente limpas. A maior parte das películas arquiteturais são aderidas ao vidro através de um adesivo de instalação especial chamado "CDF", que significa "limpo, livre de distorções". A maioria dos usuários concorda que a película melhora a visão porque reduz o ofuscamento, reduzindo em muito o cansaço dos olhos.

Já Vi Muitas Vezes Carros com Películas para Vidros Roxas e com Bolhas. As Películas Ficam Assim com o Passar do Tempo?

Não. Uma película que fica roxa e com bolhas é sinal de uma película de baixíssima qualidade cujo adesivo incrustado e componentes da pigmentação falharam. As películas são garantidas contra isto, pois utilizam corantes mais estáveis e avançados e/ou camadas de metal permanentes que não se descolorem ao passar do tempo. O adesivo HPR é conhecido mundialmente por sua resistência, durabilidade e claridade visual. Paradoxalmente, parece que somente as películas de baixa qualidades são notadas, e as instalações profissionais e de alta qualidade passam desapercebidas, consideradas mero "vidro colorido de fábrica". Todas as películas instaladas por um comerciante que presa a qualidade e satisfação de seus clientes oferece o que há de melhor no que diz respeito a película de controle solar tendo uma imensa variedade de fabricantes e distribuidores.

As Películas Necessitam de Cuidado e Limpeza Especiais?

Não necessariamente. Embora não sejam tão duras quanto vidro, as película podem ser limpas com detergente neutro, papel toalha não-abrasivo, ou panos de limpeza de algodão. É preciso ter cuidado para prevenir riscos por objetos duros, afiados e metálicos.

Posso Instalá-las Sozinho(a)?

As películas da devem ser instaladas por um profissional que utiliza equipamentos e técnicas especializadas.

A CPFilms Fabrica as Películas que Vende?

Sim. Com exceção do poliéster neutro (matéria prima), a CPFilms é a única companhia fabricante de películas para vidros no mundo que tem toda a tecnologia necessária para cada etapa do processo de produção de películas de controle solar, decorativas e de segurança. A CPFilms tem mais de 700.000 metros quadrados de espaço manufatureiro dedicado à produção de todo tipo de películas. As produções da CPFilms incluem pigmentação pulverização, metalização, laminação e corte. Ela também é conhecida exclusivamente pelo tamanho, escopo e qualidade inigualáveis de seus grupos de mercado, vendas e suporte que literalmente englobam todo o planeta.

O que é "ISO"? O que significa para uma empresa (como a CPFilms) possuir certificação ISO 9000 ou ISO 9001?

A organização internacional de padronização (International Organization for Standardization - ISO) é uma federação mundial de estruturas de padrão nacionais em mais de 130 países, uma para cada país. ...A ISO é uma organização não-governamental fundada em 1947. Sua missão é promover o desenvolvimento de padronizações e atividades correlatas no mundo todo com uma nova visão para facilitar o intercâmbio internacional de bens e serviços e promover a cooperação entre as atividades das esferas intelectual, científica, tecnológica e econômica". (Extraído do site da ISO) Página inicial da ISO: https://www.iso.org/iso/home.htm

Qual seria o FPS (fator de proteção solar) de uma película para vidros, utilizando-se a mesma escala adotada pelos fabricantes de protetor solar?

Considerando que o fator de proteção solar (FPS) 15 permite exposição ao sol sem queimar quinze vezes maior do que quando não é usado, é fácil calcular o FPS de películas para vidros. Na verdade o fator de proteção das películas é bem grande. Como as películas permitem a passagem de menos de 1% da transmissão de UV (radiação ultra-violeta), o FPS seria de 100 ou mais. Com 1,5% de transmissão de UV, o FPS é 66,66. Com transmissão de UV de 2%, o FPS seria de 50, e assim por diante. Simplesmente divida 100 pela porcentagem da transmissão de UV. Certifique-se de que o número de transmissão de UV compreenda todo o alcance das radiações UVA e UVB. OBSERVAÇÃO: Enquanto este cálculo é fácil de executar, é válido mencionar que a maior parte dos dermatologistas acredita que os números maiores de 20 não sejam significativos. Além disso, esses números de FPS são oficialmente estabelecidos pelo verdadeiro teste de pele de acordo com um protocolo experimental estabelecido. Não é permitido que tais reclamações sejam feitas a respeito dos números verdadeiros de FPS sem que tais testes de pele sejam desempenhados por um laboratório qualificado.

Todos os filmes reduzem o calor?

Nem todos os filmes, somente os a base de metais ou nanotecnologia com particulas de ceranicas esses sim reduz calor. As películas têm níveis diferentes de redução de calor, de acordo com a sua finalidade.

Qual a diferença entre transmissão luminosa e visibilidade?

Transmissão luminosa é a luz que passa entre o window films e o vidro e pode ser medida.

Visibilidade é simplesmente tudo o que conseguimos ver. A visibilidade não pode ser medida.

Os filmes de segurança podem ser aplicados em automóveis?

Sim. Graças à espessura e ao sistema adesivo, estes filmes encaixam-se perfeitamente na superfície curva dos vidros.

Existe uma legislação específica para o uso de películas window films em automóveis?

Sim. O uso de películas window films em automóveis é regulamentado pela Resolução N.º 254 , de 26 de outubro de 2007, do Ministério da Justiça e do CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN.

O desbotamento de objetos pode ter relação com a exposição ao sol?

Sim. A exposição direta dos objetos ao sol pode causar o desbotamento das cores. Isto ocorredevido aos raios UV, à luz e ao calor, que incidem diretamente sobre os objetos.

É importante lembrar que o vidro sozinho não oferece proteção alguma contra o sol, o que pode causar grandes prejuízos a casas, escritórios, lojas e museus.

As películas podem filtrar até 80% dos raios solares, conservando seus bens por muito mais tempo.

É possível obter privacidade com os filmes espelhados?

Ao contrário do que possamos pensar, os filmes espelhados não permitem privacidade total. Durante o dia, eles realmente dificultam a visão de fora para dentro. Mas à noite, o processo é inverso, devido à reflexão de luz.

Os melhores filmes para fins de privacidade são os jateados, pois bloqueiam totalmente a visão de ambos os lados.

DEFINIÇÕES

Transmissão de Luz Visível: A relação que existe entre a quantidade total de radiação solar visível (380-780 nanômetros) que passa por um sistema envidraçado, em comparação à quantidade total de radiação solar visível que incidiu sobre a superfície de vidro .

Reflexão da Luz Visível: A fração da radiação solar que é refletida por meio de um sistema envidraçado e que pode ser vista. A relação entre a quantidade total de radiação solar devolvida ao ambiente e a quantidade total de radiação solar visível que incidiu sobre a superfície de vidro.

Transmissão de Energia Solar: A relação que existe entre a quantidade total de energia dentro do comprimento de onda solar (300-2100 nanômetros) que tenha passado através de um sistema envidraçado e a quantidade total de energia solar incidente sobre a superfície de vidro. Este valor é expresso normalmente em porcentagem.

Reflexão de Energia Solar: A relação que existe entre a energia solar refletida por meio de um sistema envidraçado e a quantidade total de energia incidente sobre a superfície de vidro. Este valor é expresso normalmente em porcentagem.

Absorção de Energia Solar: A relação que existe entre a energia absorvida por um sistema envidraçado e a energia solar incidente sobre a superfície do vidro. Energia solar absorvida é a porção que não foi transmitida ou refletida. Como a transmissão e a reflexão solar podem ser medidas, deve-se utilizar a seguinte fórmula para calcular a energia absorvida: A = 1.00 T R.

Fator "U": É o coeficiente de transmissão térmica que mede a quantidade de calor que se ganha ou perde através do vidro, devido à diferença de temperatura entre o ar interno e externo. Este valor é uma função de temperatura e se expressa em BTU por pé quadrado, por hora, por graus Fahrenheit (BTU / sq.ft/h / °F). Quanto menor o fator "U", melhor será a qualidade de isolamento do sistema envidraçado.

Coeficiente de Sombra: A relação que existe entre o calor da radiação solar que é obtido através de um sistema envidraçado específico e o calor da radiação solar obtido através de um vidro claro, sob condições idênticas. O coeficiente de sombra define a capacidade de controle solar que o sistema envidraçado possui.

Transmissão de Raio Ultravioleta: A relação que existe entre a quantidade total de radiação ultravioleta (300-380 nanômetros) que consegue passar por um sistema envidraçado e a quantidade total de ultravioleta incidente sobre a superfície de vidro. Radiação ultravioleta é uma porçaõ do espectro de energia solar que contribui para a descoloração e deterioração dos quadros e móveis.

Isolante: Substância que não conduz energia.

Energia Total Bloqueada: A relação que existe entre a quantidade total dentro de energia do comprimento de onda solar incidente sobre a superfície de vidro. Este valor é expresso em porcentagem. A resistência dos filmes aumenta cerca de 4 a 5 vezes com o uso da cobertura anti-riscos " Scratch Resistant" (R). Este revestimento eleva a vida útil do filme, protegendo-o contra desgastes ocasionados durante a limpeza ou mesmo pelas condições naturais.

SOBRE SISTEMAS ADESIVOS

DF Super Transparente: Adesivo que não possui características pegajosas, o qual é utilizado principalmente nas aplicações de vidro plano. Este adesivo, devido à sua composição química, contribui para uma instalação livre de distorções óticas. Apresenta uma aderência mais permanente ao vidro, sendo mais indicado para instalações com grandes tamanhos de filme, bem como locais onde é fácil controlar a contaminação por pó. Tempo normal de secagem: 7 dias.

PS Cola Padrão: Forte adesivo, de composição acrílica, indicado principalmente para veículos cujas superfícies de vidro são curvas. Este adesivo foi desenvolvido para que os filmes aderissem à curvatura das janelas ao mesmo tempo em que secassem. Dependendo das condições, o adesivo PS pode ser recomendado para uso em vidros planos. Tempo normal de secagem: 3 dias.